quinta-feira, 8 de março de 2007

Transpetro

A Transpetro (PETROBRAS TRANSPORTE SA) é uma subsidiária integral da Petrobras e tem o propósito de realizar o transporte de petróleo, seus derivados, gás natural e álcool com emprego de oleodutos e navios.
Presente na maioria dos estados do País, com dez mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 44 terminais e 51 navios petroleiros, a Petrobras Transporte SA – Transpetro simboliza as artérias do Sistema Petrobras. Ao armazenar petróleo, derivados e gás e transportá-los aos diferentes pontos do Brasil, a empresa atua como elemento de integração nacional, em operações sintonizadas com a estratégia de negócios que delineia a grandiosidade do Sistema Petrobras.
Subsidiária integral da Petrobras, a Transpetro opera por meio dos segmentos de Dutos e Terminais e Transporte Marítimo. Foi criada em 12 de junho de 1998, de acordo com a legislação que reestruturou o setor de petróleo no Brasil. Essa sua expertise garante-lhe os títulos de maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transportes do País, atuando como elemento estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
A atividade da Transpetro une as áreas de produção, refino, refino e distribuição do Sistema Petrobras e se estende à importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol. Além da Petrobras, seu principal cliente, a Transpetro presta serviços a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica. No exterior, atua por intermédio da subsidiária Fronape International Company e colabora com a Petrobras na implantação de projetos internacionais.
Coerente com a sua estratégia de crescimento, a Transpetro vem dando prioridade aos investimentos em projetos de expansão e modernização da sua frota marítima e das instalações de dutos e terminais. Dessa forma, a empresa se prepara para fazer frente ao desafio do aumento de produção gerado pela conquista da auto-suficiência. Além de estar atenta às oportunidades criadas pelos novos caminhos que se abrem no setor energético brasileiro.
Maior armadora da América Latina e principal empresa de Logística e Transporte do Brasil, a Petrobras Transporte S. A.- Transpetro atende às atividades de transporte e armazenagem de petróleo e derivados, álcool e gás natural, operando uma frota de 51 NAVIOS, 10 mil quilômetros de malha dutoviária e 44 terminais terrestres e aquaviários.
A empresa, subsidiária integral da Petrobras, foi criada em 12 de junho de 1998, de acordo com a legislação que reestruturou o setor petróleo no Brasil. O principal objetivo da Transpetro é crescer e ajudar a impulsionar o desenvolvimento do país, em sintonia com a estratégia de negócios do Sistema Petrobras.
A Transpetro é responsável por uma rede de estradas invisíveis formada por mais de dez mil quilômetros de dutos que interligam todas as regiões do Brasil. Por esses dutos trafegam produtos, como petróleo e derivados, álcool e gás natural, que abastecem os mais remotos pontos do país.
À malha de dutos se aliam terminais, bases de armazenamento e uma frota de navios-petroleiros, unindo as áreas de produção, refino e distribuição da Petrobras e atuando na importação e exportação de petróleo e derivados e de gás natural. Além da Petrobras, seu principal cliente, a Transpetro presta serviços a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica.
Coerente com a sua estratégia de crescimento, a empresa vem priorizando os investimentos em projetos de expansão e modernização da sua frota marítima e das instalações de dutos e terminais.
A Transpetro opera por meio das unidades de Dutos e Terminais e de Transporte Marítimo. No exterior, a empresa atua por intermédio da subsidiária Fronape International Company, e colabora com a Petrobras na implantação de projetos internacionais.
Missão:
Atuar de forma segura, rentável e integrada, com responsabilidade social e ambiental, no transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás, petroquímicos e renováveis.
Visão:
A Transpetro é uma empresa de atuação internacional, líder em transporte multimodal da América Latina e reconhecida pelo Sistema Petrobras e demais clientes como parceira preferencial, inovadora e socialmente responsável.
A Fronape - Frota Nacional de Petroleiros foi criada em 1949, e iniciou suas atividades em 1950. Com a criação da Petrobras, tornou-se órgão operacional da empresa estatal, e assim permaneceu até ser absorvida pela Transpetro, em 1999.
MAIOR ARMADORA DA AMÉRICA LATINA, A TRANSPETRO CONTA COM UMA FROTA MARÍTIMA QUE POSSUI UM DOS MELHORES DESEMPENHOS AMBIENTAIS DO MUNDO.
A frota, formada por 51 NAVIOS PETROLEIROS, contribui de maneira fundamental para garantir o escoamento da crescente produção brasileira de petróleo.
A Transpetro está no seleto grupo das cinco empresas que não registraram acidentes, com ou sem afastamento, poluição e perda de material, entre as vinte e seis que operam nos campos de produção de todo o país.
Toda a frota da Transpetro é fretada à Petrobras em contratos por tempo (TCP). A Fronape International Company (FIC) é uma subsidiária da Transpetro que também atua no mercado de transporte marítimo.
As operações cumprem programações logísticas estabelecidas pela holding: alívio das plataformas de produção da Bacia de Campos e das áreas offshore de Guamaré (RN) e Aracaju para os terminais marítimos de Angra dos Reis (RJ), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Tramandaí (RS) e Madre de Deus; distribuição de derivados de petróleo, em viagens de cabotagem ao longo da costa brasileira, principalmente para os terminais da Região Nordeste; importação de petróleo da Argentina e manutenção das rotas de exportação de Marlim e de óleo combustível para a Argentina, Caribe e Cingapura, bem como a de gasolina para a Nigéria; abastecimento das bases de distribuição ao longo da costa brasileira, em operações de navios de GLP a partir das refinarias da Petrobras e de importações da Argentina e do Chile, e transporte de propeno.
Coerente com as metas de crescimento estabelecidas pelo Plano Estratégico 2015, a Transpetro vem dando prioridade aos investimentos em novas unidades de transporte marítimo.
Um passo decisivo nesse sentido foi a licitação para construção dos primeiros 26 navios de um total de 42 previstos no Programa de Modernização e Expansão da Frota.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAL
Para atingir seus objetivos, a Fronape concentra recursos e esforços em tecnologia de informação e capacitação de pessoal. Hoje, sua frota é dotada de modernas ferramentas de gestão, como o SafeNet, da ABS Nautical Systems, um sistema de gerenciamento de informação integrado, voltado para a gestão de bordo, que torna o gerenciamento de frota mais fácil e eficiente. Este software possibilita a conexão entre os navios da frota e o escritório central de modo que todas as informações sobre manutenções, certificados, vistorias, tripulação, compras, procedimentos e ISM sejam compartilhadas através de um servidor central, e posteriormente armazenadas automaticamente em um banco de dados. A Fronape utiliza o serviço de localização de navios por satélite, que apresenta, por meio da internet, uma visão dinâmica, global e posicional de toda frota.
Toda a frota da Transpetro possui sistema de correio eletrônico fornecido pelo provedor de comunicações Globe Wireless, que contribui acentuadamente para a melhoria da comunicação bordo/terra. A frota possui ainda os sistemas Inmarsat A, B, C e Mini-M. Estes sistemas permitem trafego de Telex, Voz, Fax e Dados. A novidade a ser utilizada pela Fronape é o novo serviço Inmarsat Fleet 77, que permite maior velocidade nas transmissões. Estes sistemas funcionam através de satélite, com alcance mundial, e permitem o navio seja conectado estando em qualquer parte do globo terrestre.
Programas de Treinamento
A Transpetro vem investindo intensivamente no aperfeiçoamento dos seus colaboradores do quadro técnico e profissional marítimo. Por meio de programas voltados para a atualização dos marítimos, realizados pela Acomarit South America a bordo dos navios, os tripulantes têm conhecimento das melhores práticas internacionais. Vale destacar ainda o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, também realizado a bordo, destinado a desenvolver habilidades para o gerenciamento de pessoas, os treinamentos na área de Segurança e Meio Ambiente (Projeto Pegaso), e o Programa de Formação Fronape x Escola (Alunos Bolsistas da EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante).
Além disso, a empresa investe em treinamentos no exterior e em cursos de MBA para os empregados de sua estrutura de terra. Para os empregados de mar, intercâmbios e cursos fora do país para capacitá-los a tripularem navios mais sofisticados. A Fronape, em parceria com a operadora marítima Vships, seleciona navios de empresas estrangeiras e realiza intercâmbios com os tripulantes. O objetivo é que eles conheçam novas práticas de mercado e que possam utilizá-las a bordo dos navios da Transpetro.

TERMINAIS E OLEODUTOS
Dos 10 mil quilômetros de dutos operados pela Transpetro, 7 mil são utilizados para o transporte de petróleo, derivados, biocombustível, GLP (gás liquefeito de petróleo), petroquímicos e outros renováveis líquidos.
Em 2005, nossos oleodutos transportaram 640 milhões m³/ano de petróleo, derivados e etanol, o que representou um crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior.
Os 44 terminais – 20 terrestres e 24 marítimos – distribuídos pelo Brasil, possuem uma capacidade de armazenamento de 62 milhões de barris de petróleo e 10 milhões m³ de óleo leve e pesado em seus 500 tanques. Dessa forma, a Transpetro ajuda o Sistema Petrobrás a garantir os combustíveis necessários para abastecer veículos, fábricas, usinas, residências e pontos comerciais. Em média, 382 navios são operados por mês nos nossos terminais aquaviários.
Dos campos de produção, o petróleo é transportado, por oleodutos e/ou navios, para os terminais da Transpetro. De lá, seguem por oleodutos até as refinarias. Após o refino, uma parcela dos derivados é novamente transportada pelos dutos até os terminais, para, em seguida, serem entregues às companhias distribuidoras que vão abastecer o mercado. Pelos oleodutos da Transpetro também é transportado biocombustíveis, como o etanol, colocando o Brasil na liderança mundial na utilização de combustíveis mais limpos e eficientes.
GÁS NATURAL
A Transpetro presta serviços de transporte e processamento de Gás Natural, respondendo atualmente pelo processamento de 27% de todo o gás processado no país, e pelo transporte de cerca de 35 milhões de metros cúbicos diários de Gás Natural através da operação de 2.968 km de gasodutos, 14 pontos de recebimento e 75 pontos de entrega, constituindo a maior rede logística de movimentação de Gás Natural estrategicamente distribuídos pelo país.
Nesta seção estão disponíveis:
Manual do Concurso Aberto para Oferta de Capacidade de Transporte, em atendimento ao disposto na Portaria ANP 98/01.
Portaria ANP 01/2003
Regulamento do Concurso Público de Alocação de Capacidade para Oferta de Capacidade de Transporte - Consórcio Malhas Sudeste Nordeste.
Sistemas de Gasodutos Operados pela Transpetro

Instalações de Transporte Sudeste

Instalações de Transporte Nordeste

Instalações de Transferência