quinta-feira, 22 de março de 2007

STEPHANES ACEITA CONVITE DE LULA E TOMA POSSE NA SEXTA

GLOBO
STEPHANES DIZ QUE SUA VERDADEIRA ÁREA DE ATUAÇÃO É A AGRICULTURA.
Tiago Pariz Do G1,
O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) afirmou nesta quinta-feira (22) que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o ministério da Agricultura. A posse será na sexta-feira junto de Walfrido Mares Guia, nas Relações Institucionais; e Marta Suplicy, no Turismo, segundo informações da assessoria de imprensa da Presidência.
Stephanes foi ministro da Previdência dos governos Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e surgiu como o mais forte na disputa pela Agricultura depois de Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistir da contenda. Balbinotti chegou a ser convidado por Lula mas viu aumentar a pressão contrária sobre seu nome depois de surgirem detalhes dos processos que responde no Supremo Tribunal Federal (STF).
Para desfazer a imagem ligada somente à Previdência, Stephanes comentou que seu elo com a agricultura ao dizer que nasceu na “roça” e lembrar que foi ele quem implementou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no governo do general Ernesto Geisel (1974-1979).
“Quando eu fui indicado para o ministério da Previdência, eu sofri críticas por pessoas que acharam que eu era médico.
O fato é que tive uma ótima experiência na Previdência, mas hoje eu estou voltando à minha origem na agricultura, inclusive no Ministério da Agricultura. Os meus 10 primeiros anos de vida profissional foi no Ministério da Agricultura”, disse Stephanes após a audiência com o presidente que durou cerca de 1h.



Reinhold Stephanes, ex-ministro de FHC, escolhido para a Agricultura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu o nome do novo ministro da Agricultura. Apesar da desistência de Balbinotti, o Paraná ainda tem chance de ficar com um representante no Ministério. Entre os sete nomes apresentados pelo PMDB, o mais cotado é o do ex-ministro de FHC Reinhold Stephanes (PMDB -PR).

O presidente Lula pretende colheu o aval público do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues a Stephanes --ex-ministro da Previdência nos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso e de Fernando Collor de Mello, então no PRN. A escolha de Stephanes ocorre depois desistência do deputado federal Odilio Balbinotti (PMDB) ao cargo no final de semana. O produtor de soja responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. No último mandato de Requião, entre 2003 e 2006, o deputado exerceu as funções de secretário do Planejamento e da Administração.

REINHOLD STEPHANES
MINISTRO DA AGRICULTURA


Nascimento:
13 de agosto de 1939, em Porto União (SC)
Profissão:
Economista
Partido:
PMDB-PR
CURRÍCULO:
Novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes foi em três oportunidades ministro da Previdência Social. Ele exerceu o cargo de 20 de janeiro a 5 de outubro de 1992, de 1º a 31 de janeiro de 1995 e de 3 de fevereiro de 1995 a 3 de abril de 1998. Além disso, o peemedebista foi eleito cinco vezes deputado federal, sendo a última vez na eleição do ano passado, quando alcançou 101.699 votos. As outras eleições foram em 1978, 1982, 1990 e 1994. Também exerceu o cargo, por um curto período, na Câmara dos Deputados na legislatura 2003-2007 após assumir como suplente.
Ele é um antigo "Ney boy", grupo de jovens brilhantes da UFPR, recrutados pelo então governador paranaense Ney Braga, para tocar o seu bem sucedido governo. Ney Braga e os seus "Ney boys" modernizaram o Estado do Paraná.
Reinhold Stephanes desde seus avós e seus pais, do Planalto Norte de Santa Catarina; mais precisamente, do interior do Município de Porto União. Separados os pais, a mãe foi com ele e os irmãos para Curitiba.
Ele estudou, é competente e prosperou.
Um técnico de alto nível; mais especializado em Previdência Social mas fez carreira, também na área da Agricultura.
Homem de princípios saudáveis e de vida correta.
Venceu a origem humilde de neto de imigrantes alemães, agricultores, para tornar-se um nome de projeção nacional.
Em entrevista a Folha de Londrina, o deputado avaliou não ver dificuldades em comandar as políticas agrícolas do governo federal.
''TENHO UM HISTÓRICO NA ÁREA DA AGRICULTURA'', DISSE. NA DÉCADA DE 1970 ELE TRABALHOU POR 8 ANOS NESTE MINISTÉRIO, INCLUSIVE CHEFIANDO ALGUMAS SECRETARIAS NACIONAIS. ALÉM DISSO, ENTRE 1979 E 1982, FOI O SECRETÁRIO ESTADUAL DA AGRICULTURA DO GOVERNO NEY BRAGA.
Foi diretor do Incra, INSPETOR GERAL DE FINANÇAS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA (quando era ministro da área o Professor CIRNE LIMA) (1970-1973).
Stephanes, economista, foi ministro de Ernesto Geisel (1974-1979), Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)..

FOLHA DE SÃO PAULO
STEPHANES ACEITA AGRICULTURA E TOMA POSSE AMANHÃ

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) disse hoje que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Agricultura. Ele toma posse amanhã com Marta Suplicy (Turismo) e Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais).
Economista, o deputado está no seu sexto mandato.
Ele foi presidente do INPS (Instituto Nacional da Previdência Social) de 1974 a 1979, ministro da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso e Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná.
É possível que Alfredo Nascimento também assuma amanhã o Ministério dos Transportes. O problema é que o PR ameaça vetar a indicação se o governo criar a Secretaria de Portos para acomodar o PSB. A secretaria, com status de ministério, esvaziaria o poder do Ministério dos Transportes.JORNAL DO BRASIL
STEPHANES É CONFIRMADO POR LULA NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
RIO - O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) foi convidado nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Agricultura. O cargo era reivindicado pela bancada do PMDB na Câmara para garantir o apoio do partido ao governo no Congresso.
O próprio Stephanes informou aos jornalistas ter aceitado o convite e que a posse está marcada para as 10 horas de sexta-feira.
Seriedade e profissionalismo são a marca da minha carreira e vou continuar assim no ministério da Agricultura - disse Stephanes, que foi ministro da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso, quando era deputado pelo PFL.


ESTADO DE SÃO PAULO
STEPHANES É CONFIRMADO POR LULA NA AGRICULTURA
AE e Reuters
BRASÍLIA - O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) foi convidado nesta quinta-feira, 22, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Agricultura. O cargo era reivindicado pela bancada do PMDB na Câmara para garantir o apoio do partido ao governo no Congresso.
Ele foi ministro da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso, quando era deputado pelo PFL.
O próprio Stephanes informou aos jornalistas ter aceitado o convite e que a posse está marcada para as 10 horas desta sexta-feira. "Seriedade e profissionalismo são a marca da minha carreira e vou continuar assim no ministério da Agricultura", disse Stephanes.
O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que participou da audiência com Lula, contou que o presidente "falou muito bem" do atual presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), Sílvio Crestana, e recomendou a Stephanes sua manutenção.
Temer relatou, ainda, que Lula disse ter escolhido Stephanes pelo currículo dele. "Você tem um passado administrativo confiável. Tenho certeza de que, na Agricultura, vai obter os mesmos resultados que conseguiu em cargos anteriores."
´A preferência de Lupion recaía sobre os que vivem "o dia-a-dia do setor" agrícola, como Moacir Micheletto (PR), Waldemir Moka (MS) e Valdir Colatto (SC).
"Ele (Stephanes) é um homem decente, sério, bem intencionado, mas o problema é que ele não é do setor", disse o ruralista.
EM RESPOSTA AOS RURALISTAS QUE LEMBRAM SUA PASSAGEM NO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA, O DEPUTADO DISSE: "AQUILO FOI QUASE UM ACIDENTE DE PERCURSO. MINHA ORIGEM É A AGRICULTURA."
Stephanes negou que sua indicação para o cargo de ministro da Agricultura tenha sido apadrinhada pelo governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB). "Eu não sou ministro do Paraná", disse.
Perfil
Stephanes tem 67 anos e é de Porto União (SC). Economista, formado na Universidade Federal do Paraná e com especialização em Administração Pública na Alemanha, deputado já ocupou cargos públicos no Paraná e nos governos dos ex-presidentes Ernesto Geisel, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.
Na política está em seu sexto mandato como deputado federal, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez para o mandato de 1979 a 1983 pela antiga Arena.
Seu primeiro cargo público foi o de secretário da Fazenda de Curitiba (PR), entre 1966 e 1967.
Stephanes trabalhou por dez anos no Ministério da Agricultura, que agora irá comandar, o que pode ser uma resposta às críticas dos ruralistas de que não ele não tem conhecimento do setor.
Ele foi subsecretário de Planejamento e Orçamento, inspetor geral de finanças e secretário-geral do Ministério da Agricultura entre 1970 e 1973 e diretor do Incra.
Em 1974, assumiu a presidência do antigo Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) no governo Geisel e permaneceu no órgão que deu origem ao Ministério da Previdência até 1979.
No mesmo ano assumiu a Secretária da Agricultura do Paraná, onde permaneceu até 1981, durante o mandato do então governador Nei Braga.Em janeiro de 1992, foi escolhido como ministro do Trabalho e Previdência para substituir Antonio Rogério Magri, durante o governo Collor.
Stephanes deixou o cargo em outubro daquele ano após Collor ser cassado e voltou ao comando da Pasta em 1º de janeiro de 1995, com a posse de Fernando Henrique Cardoso. Stephanes permaneceu na pasta até abril de 1998.
Após deixar o Ministério da Previdência, o novo ministro da Agricultura foi ainda presidente do Banco do Estado do Paraná (Banestado) antes da privatização daquela instituição financeira.
(Colaboraram Denise Madueño e Gustavo Porto)
GAZETA MERCANTIL
STEPHANES NOVO MINISTRO
Brasília, 22 de março de 2006 - Ministro da Previdência no governo de Fernando Henrique Cardoso, o deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) anunciou no início da noite, em entrevista à imprensa, que ocupará a pasta da Agricultura. Ele assumirá o lugar de Luis Guedes Pinto. Stephanes e o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), reuniram-se, nesta tarde, no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O PMDB já ocupa os ministérios da Integração Nacional (Geddel Vieira Lima), Comunicações (Hélio Costa), Saúde (José Ramos Temporão) e Minas e Energia (Silas Rondeau). O Ministério da Agricultura foi cedido ao PMDB neste segundo mandato, em acordo com a coalizão de partidos que apóiam Lula.
O nome de Stephanes foi indicado para o cargo pela bancada do partido na Câmara, depois que o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu da pasta, no último fim de semana. Balbinotti é investigado pelo Supremo Tribunal Federal.
Logo após o anúncio da desistência de Balbinotti, Michel Temer voltou a se reunir com o presidente Lula e apresentar a ele uma nova lista com nomes de candidatos ao cargo. Integravam a lista, além de Stephane, os deputados Waldemir Moka (MS), Tadeu Filipelli (DF), Eunício Oliveira (CE), Valdir Colatto (SC), Moacir Micheletto (PR) e Fernando Diniz (MG).
As informações são da Agência Brasil. (Redação - Investnews)
CORREIO BRAZILIENSE
STEPHANES ACEITA AGRICULTURA E TOMA POSSE AMANHÃ
-Brasília, DF - O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) disse nesta quinta-feira que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Agricultura. Ele toma posse amanhã com Marta Suplicy (Turismo) e Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais). A indicação desagradou a bancada ruralista na Câmara, que considera a escolha inadequada por ele não ter ligações com o setor. Economista, o deputado está no seu sexto mandato.
Ele foi presidente do INPS (Instituto Nacional da Previdência Social) de 1974 a 1979, ministro da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso e Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. A bancada do PMDB havia indicado outros nomes para a Agricultura após a desistência de Odílio Balbinotti (PR): Moacir Micheletto (PR), Valdir Colatto (SC) e Waldemir Moka (MS).
É possível que Alfredo Nascimento também assuma amanhã o Ministério dos Transportes. O problema é que o PR ameaça vetar a indicação se o governo criar a Secretaria de Portos para acomodar o PSB. A secretaria, com status de ministério, esvaziaria o poder do Ministério dos Transportes.
VALOR ECONÔMICO
STEPHANES CONFIRMA QUE VAI PARA AGRICULTURA É QUINTO PEEMEDEBISTA NO GOVERNO LULA
BRASÍLIA - Ex-ministro da Previdência no governo de Fernando Henrique Cardoso, o deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) confirmou, há pouco, em entrevista à imprensa, que ocupará a pasta da Agricultura. Ele assumirá o lugar de Luis Guedes Pinto. Stephanes e o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), reuniram-se, nesta tarde, no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O PMDB já ocupa os ministérios da Integração Nacional (Geddel Vieira Lima), Comunicações (Hélio Costa), Saúde (José Ramos Temporão) e Minas e Energia (Silas Rondeau). O Ministério da Agricultura foi cedido ao PMDB neste segundo mandato, em acordo com a coalizão de partidos que apóiam Lula.O nome de Stephanes foi indicado para o cargo pela bancada do partido na Câmara, depois que o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu da pasta, no último fim de semana. Balbinotti é investigado pelo Supremo Tribunal Federal.
Logo após o anúncio da desistência de Balbinotti, Michel Temer voltou a se reunir com o presidente Lula e apresentar a ele uma nova lista com nomes de candidatos ao cargo. Integravam a lista, além de Stephane, os deputados Waldemir Moka (MS), Tadeu Filipelli (DF), Eunício Oliveira (CE), Valdir Colatto (SC), Moacir Micheletto (PR) e Fernando Diniz (MG).

ÚLTIMO SEGUNDO
REINHOLD STEPHANES É CONFIRMADO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, no início da noite desta quinta-feira, que o economista Reinhold Stephanes (PMDB-PR) será o novo ministro da Agricultura. O nome de Stephanes já havia sido antecipado na última segunda-feira pelo Blog dos Blogs.
Ele foi indicado pelo PMDB após a desistência do deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), que chegou a ser anunciado como o titular da pasta, mas abdicou do posto em meio a denúncias de falsidade ideológica e documental. A posse do novo ministro está confirmada para as 10h desta sexta-feira.
Em sua primeira entrevista, como ministro, Stephanes negou eventuais problemas com ruralistas e afirmou que tem "disposição por ouvir e trabalhar pelo diálogo e pelo entendimento". Ex ministro da Previdência Social nos governos Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, Stephanes atribuiu sua indicação ao "projeto de coalizão de governo" e ao fato de ser "um profissional e gestor público que tem todas as condições de fazer um bom trabalho".
Com a formalização do peemedebista no posto, encerra-se a parte da reforma que cabe ao PMDB. O partido terá o controle dos ministérios da Saúde, Integração Nacional, Comunicações, Minas e Energia e Agricultura. Catarinense de Porto União, Stephanes está no sexto mandato como deputado federal.
Stephanes também foi ministro da Previdência Social de 20 de janeiro a 5 de outubro de 1992, no governo Fernando Collor de Mello, e ocupou novamente a pasta de 1º de janeiro de 1995 a 3 de abril de 1998, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Em novembro de 2005, quando deputado federal, assumiu a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná.
Suplente da coligação da qual fazia parte o PMDB, retornou ao Congresso após a renúncia do deputado José Borba (PMDB-PR), acusado de envolvimento no escândalo do mensalão. Conseguiu se reeleger nas últimas eleições. A escolha do parlamentar foi realizada mediante a apresentação de uma lista com outras seis possibilidades (Tadeu Filipelli, Eunício Oliveira, Moacir Micheletto, Waldemir Moka, Waldir Colatto e Fernando Diniz). A bancada do PMDB na Câmara defendia que o escolhido fosse Waldemir Moka (PMDB-MS).