quarta-feira, 28 de março de 2007

EXAME DE 28 DE MARÇO

DESTAQUES DA EDIÇÃO IMPRESSA
- Grandes decisões - Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, conta como é o estilo de decisão que fez dele um os maiores executivos do mundo.
Grandes decisões - Verdadeiro trabalho de um presidente de empresa é tomar decisões que ao podem ser delegadas. Seu valor - e o destino do negócio que está sob seu comando - depende basicamente da qualidade das escolhas feitas. Existe algo mais importante para o sucesso de uma companhia do que a capacidade que seus líderes têm de decidir - e, claro, fazer mais acertos do que erros? Dificilmente. Essa constatação foi determinante para que escolhêssemos o tema como pano de fundo de nosso primeiro especial de 40 anos. As próximas 44 páginas mostram como escolhas certas ajudaram a construir empresas de sucesso. Seus protagonistas não são infalíveis, mas suas histórias dão pistas preciosas para quem, como eles, faz da decisão seu principal trabalho.
Combustível da riqueza - Com o etanol, o país lidera uma revolução tecnológica pela primeira vez e pode lucrar alto com essa invenção.
Outra liderança perdida - O Brasil foi o pioneiro do mercado de créditos de carbono, mas ficou para trás da China, da Índia e até do México.
Reforma que é bom, nada - Governo, Congresso e entidades empresariais discutem quem fiscaliza o trabalho, mas não avançam em medidas de que o país precisa nessa área.