quarta-feira, 28 de março de 2007

27 DE MARÇO

GLOBO
NASCIMENTO SERÁ MINISTRO DOS TRANSPORTES, DIZ LÍDER DO PR
SUSPEITO DE IRREGULARIDADES, SENADOR SE REUNIU COM LULA E NEGOU AS ACUSAÇÕES. POSSE DEVE SER NA QUINTA, SEGUNDO O LÍDER DO PR NA CÂMARA, LUCIANO CASTRO (PR).
Tiago Pariz Do G1,

» Lula decide criar Secretaria dos Portos
» Os ministros de Lula
» Alfredo Nascimento é alvo de denúncias
» PR e PSB atrasam definição nos Transportes
» Lula sinaliza que portos ficarão com PSB
» Sem portos, PR ameaça deixar ministério
» Lula pode criar Secretaria Nacional de Portos
O líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (PR-RR), afirmou nesta segunda-feira (26) que o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o Ministério dos Transportes e aceitou.
Nascimento é alvo de suspeitas de irregularidades, entre elas a possibilidade de ter cometido crime eleitoral. Ele nega as acusações (saiba mais). “O ministro me passou a informação que ele foi convidado e que ele será o ministro”, disse Castro. O convite ocorreu durante encontro nesta segunda (26), entre Nascimento e Lula no Palácio do Planalto. O senador saiu sem dar declarações à imprensa.
Nascimento decidiu aceitar os Transportes, apesar de o presidente ter decidido retirar o sistema portuário da estrutura do ministério. O PR era contra, mas a Secretaria dos Portos será criada e entregue ao PSB. Para o cargo, Lula deverá nomear Pedro Brito, ex-ministro da Integração Nacional, ligado ao deputado Ciro Gomes (PSB-CE).
Segundo apurou o G1, o presidente avisou que a secretaria será criada somente num segundo momento, depois que Alfredo Nascimento estiver empossado.
A posse de Nascimento deve ser na próxima quinta-feira (29) ao lado das posses de Miguel Jorge no Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e de Franklin Martins, na área de comunicação social do governo, que terá status de ministério.
Processos
Ex-prefeito de Manaus, Nascimento foi ministro dos Transportes de março de 2004 a março de 2006. Ele deixou o cargo para disputar a cadeira no Senado. O senador responde a cinco processos no Supremo Tribunal Federal (STF), dos quais quatro por improbidade administrativa e um por crime de responsabilidade.
Além desses processos, Nascimento é suspeito de ter cometido irregularidades na campanha para o Senado e em programas do ministério, como a Operação Tapa-Buracos. Na cerca de uma hora em que esteve com Lula, o senador explicou suas razões e apresentou documentos. Ele negou todas as denúncias.
Pendências
Lula ainda precisa definir os titulares de pelo menos dois ministérios, Previdência e Desenvolvimento Agrário, para concluir a reforma ministerial .
O Ministério da Previdência está prometido ao PDT, e a definição afunila-se entre o presidente da legenda, Carlos Lupi, e o secretário-geral, Manoel Dias.
No caso do Desenvolvimento Agrário, Lula espera o PT resolver quem será o indicado. É possível a manutenção do ministro Guilherme Cassel no cargo.
MEDICAMENTOS PODERÃO TER REDUÇÃO DE PREÇOS
REDUÇÃO SE DEVE À ISENÇÃO DO PIS/COFINS QUE SERÁ CONCEDIDA PARA SUBSTÂNCIAS.NÚMERO DE PRINCÍPIOS ATIVOS E ASSOCIAÇÕES ISENTAS DO TRIBUTO FEDERAL CHEGA A 1.472.
Cerca de 300 apresentações de medicamentos poderão ter redução de 11% no preço ao consumidor. De acordo com informações do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a redução se deve à isenção do PIS/Cofins, que está sendo concedida para mais 72 substâncias. O número de princípios ativos e associações isentas do tributo federal chega a 1.472. A isenção de impostos é válida para os medicamentos de uso contínuo e tarjados (tarja vermelha ou preta).
A ampliação da lista foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada na quarta-feira (21), por meio do Decreto 6.066/07. O texto foi elaborado a partir de uma ação da Anvisa, que realiza o trabalho de Secretária Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Atualmente, cerca de 65% dos medicamentos sujeitos à regulação de preços são isentos do PIS/Cofins. Os fabricantes de medicamentos que se enquadrem nos produtos com direito à isenção devem encaminhar pedido de reavalição de preço para a Anvisa.
ITÁLIA E BRASIL VÃO FIRMAR ACORDO EM BIODIESEL
PREMIÊ ITALIANO PROMETE INVESTIR US$ 480 MILHÕES NO BRASIL EM QUATRO ANOS. PARCERIA AJUDARÁ A ITÁLIA A CUMPRIR META DE USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.
Clarice Sá Do G1
A Itália contará com a produção de biocombustível brasileiro para cumprir determinação aprovada na União Européia (UE) sobre o uso de energias renováveis, segundo afirmou o primeiro-ministro italiano Romano Prodi nesta segunda-feira (26), durante evento no centro de São Paulo.
"A nova política européia prevê o uso de 20% de energia renovável. Isso significa alteração da estrutura industrial da Itália, particularmente porque estamos muito distantes dessa porcentagem", disse o premiê em entrevista coletiva. Pouco antes, em pronunciamento para autoridades e empresários brasileiros e italianos, ele afirmou que "o papel do Brasil é óbvio e parece ser proposital" nesse tema. A Itália tem interesse em investir US$ 480 milhões na construção de quatro fábricas de biodiesel no Brasil em quatro anos.
Saiba mais
» Lula: Itália quer parceria no etanol e biodiesel
» Montadoras pressionarão Bush por mais biocombustível
» ANP lança nova cartilha sobre mistura diesel-biodiesel
» Europa vê irregularidade no biodiesel do Brasil
» Brasil assinará acordo de biocombustível com a Indonésia
» Lula e Bush voltam a tratar de biocombustível dia 31 em Washington
» Lula: 'Agora precisamos avançar também no biodiesel'
» Brasil lidera tecnologia de biocombustível, diz Bush
Um acordo de cooperação está sendo discutido nesta segunda entre representantes da Petrobrás e da petrolífera italiana Ente Nazionale Idrocarburi (ENI). Segundo Prodi, o documento deve ser assinado em seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, na terça-feira (27).
Em parceria com o Brasil, Prodi pretende investir no desenvolvimento de biocombustível de cana-de-açúcar em países africanos: "Vamos começar por Angola, mas existem outros países sendo estudados".
Prioridade
O primeiro-ministro italiano acredita que há necessidade de conversações entre União Européia e Mercosul. "Nós estamos prontos para fazer a nossa parte e reforçar o relacionamento entre América Latina e Europa". Ele ressaltou que pretende "reforçar o empenho do governo em colocar a América Latina como centro das relações exteriores italianas". Ao discursar, ele afirmou que China, Índia e Brasil são países com prioridade na política externa de seu governo e que os considera como um "novo mundo". "O Brasil será um dos protagonistas da vida econômica mundial." O premiê confirmou, ainda, o interesse italiano em participar da construção e da gestão de sistemas de infra-estrutura no Brasil. No dia 17 deste mês (março), o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, assinou termo de cooperação para que a estatal Ferrovias Italianas (Italferr) faça um estudo para definir o projeto de um trem de alta velocidade entre Brasília e Goiânia
- Aeronáutica é culpada por nova pane, conclui Infraero
- Depois de ser cobrada publicamente pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, a Infraero apresentou ontem relatório culpando a Aeronáutica pelo último apagão aéreo, causado pelo fechamento do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), por 12 horas nos últimos três dias. Em meio a um nevoeiro, o equipamento que permite o pouso em dias sem visibilidade estava desligado. Segundo a estatal, o conserto foi feito no dia 28 de fevereiro, mas só ontem a FAB liberou o equipamento para funcionamento. Setores do governo já admitem que a gestão da aviação civil saiu do controle. Diante da situação, Pires fará hoje em reunião com Lula um apelo para que o presidente decida por uma ação de Estado em relação á desmilitarização do setor.
- O preço de 300 apresentações de medicamentos pode cair 11% com a isenção de PIS/Cofins dada pelo governo para 72 substâncias. Estão na lista remédios para tratar câncer, hepatite e osteoporose, além de vacina para rotavírus


EM SP, PAPA VAI FALAR DO AQUECIMENTO GLOBAL
TEMA DEVE GANHAR ESPAÇO NOS PRONUNCIAMENTOS DE BENTO XVI NA VISITA AO BRASIL. NOVO ARCEBISPO DE SÃO PAULO DIZ QUE BISPOS DEVEM LEVANTAR PONTO ÉTICO DA QUESTÃO.
Ardilhes Moreira Do G1, em São Paulo entre em contato
Saiba mais
» CD da visita do Papa leva Disco de Ouro
» Visita do Papa movimenta setor hoteleiro em SP
» 'Policiamento velado' do Papa em SP envolverá 5 mil policiais civis
» Missa do Papa em São Paulo terá roupas inspiradas nas metrópoles
» Veja as roupas que o Papa e os bispos vão usar na visita de Bento XVI ao Brasil
» Conheça o papamóvel que vem ao Brasil
» Hummes lamenta erro de tradução em documento de Bento XVI
» CNBB: Bento XVI foi mal interpretado ao falar sobre 2º casamento
O aquecimento global vai ganhar espaço nos pronunciamentos do Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil e nas discussões da 5ª Conferêcia Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, que ocorre em Aparecida, a 164 km de São Paulo, entre 13 e 31 de maio. O arcebispo designado de São Paulo, Dom Odilo Scherer ressaltou nesta segunda-feira (26) a importância do tema e disse que as agressões ao meio-ambiente “são pecados que se tornam cada vez mais evidentes”.
Segundo Dom Odilo, que será um dos secretários da 5ª Conferência, a destruição da natureza ganhou destaque na mídia recentemente, mas também é um dos temas incluídos na fase de preparação do encontro dos bispos, que começou em 2001. “Já é uma das preocupações e deve ganhar importância. Tenho certeza que em algum momento o Papa falará disto também”, disse Dom Odilo.
Para o novo arcebispo de São Paulo, que assumirá o cargo no dia 29 de abril, a Igreja deve contribuir com a reflexão ética sobre o tema. Segundo Dom Odilo, o aquecimento global não pode ser avaliado apenas no aspecto econômico ou científico. Ele defende que é preciso pensar sobre a responsabilidade dos atos da humanidade em relação ao futuro das próximas gerações.
“Antes não se tinha tanta consciência disso. Não entender que a natureza é um bem para os outros, isso é um modo inadequado de se relacionar com esta obra de Deus. Agindo mal em relação ao mundo, estamos desrespeitando Deus”, afirmou.
Dom Odilo lembrou que neste ano a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão”. “Já estamos
- Número de foragidos já é maior do que o de presos
- Levantamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base no Infoseg, o maior banco de dados criminais do país, mostra que o Brasil tem hoje mais de meio milhões de foragidos da Justiça, por crimes como seqüestros, assaltos e assassinatos, entre outros. Há mais foragidos do que presos em todo o sistema penitenciário nacional. As cadeias, já abarrotadas com 401.236 detentos, não teriam espaço para os foragidos. Cerca de 550 mil mandados de prisão jamais foram cumpridos pelas polícias. "É simplesmente assustador", resume o professor Ignácio Cano, especialista em estudos sobre violência.
- O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afastou na sexta-feira um gerente executivo acusado de uso de informação privilegiada no movimento das ações do grupo Ipiranga, revela Angelmo Gois. Trata-se de um prestigiado funcionário, que estava há 37 anos na empresa e fora cedido à BR. No mesmo dia, a Petrobras criara uma comissão para averiguar o vazamento de informações e responder à investigação da Comissão de Valores Mobiliários sobre a venda do grupo. A CVM investiga, com o Ministério Público Federal, 26 investidores.
- Depois de dois dias de congestionamento aéreo provocado por um forte nevoeiro no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), o ministro da Defesa, Waldir Pires, determinou a abertura de sindicância e até a demissão dos responsáveis pela inoperância do equipamento que orienta os pilotos em dias de nevoeiro. Atingido por um raio há duas semanas, o aparelho está desligado porque não foram realizados testes para que ele volte a operar. Durante o fim de semana, Guarulhos ficou fechado por nove horas, e 27 vôos foram desviados para outros aeroportos.
BBC
FECHAMENTO DE PORTO EM SANTARÉM É MARCO NA AMAZÔNIA, DIZ 'INDEPENDENT'
O jornal britânico The Independent diz em sua edição desta segunda-feira que o fechamento do porto da multinacional de agronegócio Cargill, em Santarém (PA), é um "marco na luta para salvar a floresta amazônica".
O fechamento do porto, cujos procedimentos em relação a impacto ambiental vêm sendo questionados por entidades como o Greenpeace, foi considerado pelo jornal como "uma grande vitória" para ambientalistas.
A matéria nota que não é a primeira vez que a Justiça brasileira julga contra a multinacional. No entanto, é a primeira vez que a Cargill tem de interromper suas operações em Santarém.
Ao entrevistar o coordenador do Greenpeace Paulo Adario, o Independent descreveu o ambientalista como "compreensivelmente encantado com a decisão (da Justiça federal) e o fechamento (do porto)".
Ambientalistas acusam a Cargill de construir seu porto sem estudos de impacto ambiental, o que estaria causando desflorestamento ao ritmo de seis campos de futebol por minuto, segundo o Independent.
A Cargill afirma que a construção do porto, ponto de embarque de soja vendida para fazendas européias de criação de animais, foi autorizada pela Justiça do Pará.
Corrida armamentista
A corrida armamentista global voltou a se acelerar, afirma matéria do Christian Science Monitor. Segundo o jornal, os "dividendos da paz" resultantes do fim da Guerra Fria "desapareceram".
Em 1990, um ano antes do colapso da União Soviética, os gastos militares no mundo somaram US$ 1 trilhão. Caíram nos 15 anos seguintes e, pelos cálculos do Instituto Internacional de Pesquisas de Paz (SIPRI, sigla em inglês), de Estocolmo, voltaram a superar esta marca em 2005.
Sozinhos, os EUA gastam mais em armamentos que todos os outros países do mundo juntos. Os pesquisadores acreditam que no ano passado, com as guerras do Iraque e do Afeganistão dando sinais de resistência, esse valor se elevou ainda mais.
Os gastos militares equivalem a 2,5% da economia global, afirma a matéria.
Um pesquisador do SIPRI disse ao CSM que a corrida armamentista é um "jogo perigoso", pois "algum país pode ter a idéia de usar suas armas, e não apenas exibi-las".
'Romário, gênio singular'
Reportagem do diário espanhol El País se desmancha para o craque Romário, que no fim de semana chegou a um gol do seu milésimo.
O jornal relata um diálogo de Romário com o goleiro Zubizarreta, quando o baixinho estreava pelo Barcelona. Quando Zubizarreta, solícito, foi contar-lhe as estratégias do arqueiro adversário, Romário interrompeu-lhe: "O senhor (por respeito, Romário sempre tratava Zubizarreta por 'senhor') vai me ensinar a fazer gol?"
Naquela tarde, contra o Real Sociedad, fez três, diz o El País. Na Liga Espanhola daquele ano, terminou com 30.
A reportagem, que escuta ex-técnicos, colegas e amigos, diz que Romário é "um gênio singular".
"Aquele jogador que sempre falava de carros e mulheres. Depois, Romário se benzia três vezes, beijava o campo antes de pisar com o pé direito e... tome gol."
"Um e outro, até o milésimo", diz o El País.
INTELECTUAL FRANCÊS DEFENDE BRASIL COMO 'BIOCIVILIZAÇÃO'
O Brasil pode ser um exemplo de "biocivilização" se souber articular a biodiversidade disponível no país com o bom uso da tecnologia, defendeu durante palestra em São Paulo o intelectual francês Ignacy Sachs.
"Vocês já têm grandes vantagens comparativas naturais, têm de portencializá-las com vantagens comparativas construídas", afirmou Sachs, que apresentou suas idéias de desenvolvimento sustentável durante evento no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Para Sachs, as atuais oportunidades econômicas geradas pelo etanol colocam o Brasil numa encruzilhada, em que o país deve escolher entre um modelo que vá reforçar um crescimento baseado na concentração de renda e exclusão social ou um que construa o mesmo volume de riqueza, mas integre os agricultores familiares.
"Os próximos cinco anos serão de extrema importância porque vão decidir o rumo que o Brasil rural vai tomar no próximo século", afirmou o professor da Escolas de Estudos Avançados de Ciências Sociais, em Paris.
Sistemas integrados
Segundo Sachs, de origem polonesa, ampliar a área de plantio da cana de forma a atender às necessidades do mercado externo é tecnicamente possível, mas é preciso avaliar que modelo social isso exigiria.
Na sua avaliação, até agora, o etanol brasileiro, apesar do "grande sucesso técnico e econômico", do ponto de vista social reforçou o modelo de crescimento concentrador e excludente.
O intelectual defende o conceito de "sistemas integrados de produção de alimentos e energia", em que cultivos como a cana, por exemplo, sejam articulados com outras atividades que geram oportunidades de trabalho e renda para o agricultor familiar.
Sachs diz ver uma "sinalização positiva" do governo nesse sentido para o caso do biodiesel, mas não para o etanol, em que a situação é muito mais complexa, com grandes empresas e capital estrangeiro envolvidos.
Ele rejeita as críticas de ambientalistas de que matérias-primas para biocombustíveis estariam ocupando terras que deveriam ser usadas para plantar alimentos.
"Estômagos não estão vazios por falta de alimento e sim por falta de poder aquisitivo", disse Sachs.
Por outro lado, ele defende que a relação custo-benefício deva ser uma das variáveis examinadas para escolher o investimento numa opção energética.
Para o intelectual, os custos sociais e ambientais são partes fundamentais da equação.

MEMÓRIA DE 11/9 É A MAIS COMUM ENTRE BRITÂNICOS, DIZ ESTUDO
Os ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, são a lembrança mais comum entre os britânicos, revelou um estudo feito por psicólogos na Grã-Bretanha.
De acordo com o levantamento da Universidade de Leeds, as pessoas conseguem lembrar onde estavam e o que faziam quando as torres gêmeas do WTC desabaram.
A segunda memória mais popular foi a morte da princesa Diana, em 1997.
O estudo do professor Martin Conway, com participação da Radio 4 da BBC, foi um dos mais amplos no país – 10 mil pessoas responderam aos questionários na internet.
O público respondeu a questões referentes a três tipos de memórias: primeiras recordações, memórias de auto-definição e memórias relâmpago.
A recordação mais comum na área de auto-definição foi o encontro com o (a) parceiro (a) ou a resolução de um problema.
Infância
Cientistas também descobriram que 10% das pessoas acreditam que são capazes de lembrar dos seus primeiros anos de vida.
O professor Conway disse que o resultado era "fascinante" porque "é impossível que as pessoas se lembrem dessa idade".
Dos 10 mil entrevistados 6.672 citaram lembranças da infância, 1.800 falaram sobre recordações de antes dos dois anos de idade e 700, antes de um ano.
Outras constatações são que as mulheres têm mais recordações da infância do que os homens e que pessoas que tiveram dificuldades de relacionamento familiar quando jovens tinham maior tendência a mudar as primeiras lembranças sem perceber.
JORNAL DO BRASIL
Apagão de autoridade
- Os controladores culpam a Infraero, que culpa a Aeronáutica, que culpa os controladores. E, pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto de Cumbica viveu uma situação caótica. A Infraero disse que não pode atender á determinação do ministro Waldir Pires, que cobrou responsabilidades e demissões. O presidente Lula convocou uma nova reunião - a oitava desde o início da crise - para "tomar medidas definitivas" contra o apagão.
- Relatório do Banco Central revela que os juros cobrados de pessoas físicas em fevereiro foram os menores desde 1994. Ainda assim, ficaram em 51,7%. O índice de inadimplência, no mesmo mês, chegou a 7,3% para pessoas físicas.
- Ministério Público e Comissão de Valores Mobiliários encontram-se hoje para decidir sobre novos bloqueios de contas de investidores que compraram ações da Ipiranga na véspera da venda à Petrobras.
- Boletim da Organização Internacional do Trabalho revela que há mais de 1 milhão de mulheres no mundo trabalhando como prostitutas ou escravas sexuais. O Brasil tem posição de destaque no ranking, como um "grande fornecedor". Há 240 rotas de tráfico de mulheres do Brasil para o exterior. Só em Portugal, existem 4 mil prostitutas brasileiras.
TCU quer acabar com a festa da filantropia
- Relatórios do Tribunal de Contas da União apontam que entidades registradas como beneficentes têm atuado irregularmente no país. Sob vista grossa do Conselho nacional de Assistência Social, 5.128 delas respondem por uma renúncia fiscal de R$ 2,4 bilhões por ano. Na condição de filantrópicas, as entidades deixam de pagar tributos como PIS, Cofins e IR.
- O ministro da Defesa, Waldir Pires, pediu a demissão dos responsáveis pelos atrasos dos vôos o Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante o final de semana. Na manhã de ontem, a pista ficou fechada por mais de três horas e no sábado, por seis. Apesar do sol que teimava em brilhar no céu, os passageiros eram obrigados a aceitar a desculpa de que os atrasos eram consequênica do nevoeiro.
FOLHA DE SÃO PAULO
LULA CONVIDA NASCIMENTO A ASSUMIR MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério dos Transportes. O convite foi oficializado num encontro hoje entre os dois. Nascimento já comandou a pasta no primeiro mandato de Lula.
"O presidente [Lula] convidou e ele [Nascimento] aceitou", disse o líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (RR).
A cerimônia de posse será na quinta-feira.
O PR não confirmou a data da posse de Nascimento. A expectativa é que ele assuma o cargo nesta semana junto com os futuros ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento) e Franklin Martins (Imprensa).
Lideranças do PR disseram que a maior divergência do partido --a proposta de Lula de criação da Secretaria Nacional dos Portos, com status de ministério-- não foi conversada np encontro de hoje com o presidente. O partido é contrário à criação da secretaria, que esvaziaria o Ministério dos Transportes.
Castro disse hoje --antes do encontro de Nascimento com Lula-- que a indicação do senador para os Transportes seria considerada como pertencente à cota pessoal de Lula --e não do partido-- se a área de portos for desmembrada.
"Se ele assumir sem os portos, será por conta dele. O ministério será da cota do presidente, pois o partido não se sente contemplado com isso", disse Castro.
PortosO presidente deve desvincular a área de portos do Ministério dos Transportes. A Secretaria Nacional dos Portos deve atender o PSB, que perdeu espaço na reforma ministerial para o PMDB. A vaga, cujo titular terá status de ministro, será ocupada pelo ex-ministro da Integração Nacional Pedro Britto.
A bancada do PR na Câmara não aceita perder os portos porque muitos deputados ingressaram no partido com a promessa de que os cargos nessa área seriam loteados entre eles.
Leia mais
· Lula deve resolver pendências da reforma ministerial nesta semana
· Serra tem avaliação pior na capital paulista, aponta pesquisa Datafolha
· Franklin Martins assume nesta semana secretaria de imprensa
· PDT aguarda definição de Lula sobre Ministério da Previdência
· Lula deve manter Cassel no Ministério do Desenvolvimento Agrário
EM SÃO PAULO, PREMIÊ DA ITÁLIA FECHA ACORDO DE US$ 100 MILHÕES
da Folha Online
Encerrou nesta segunda-feira uma visita de um dia a São Paulo o premiê da Itália, Romano Prodi, que veio ao Brasil para estreitar laços econômicos e fechar negócios. Os empresários brasileiros foram o principal alvo da agenda de Prodi hoje, que intermediou o fechamento de um acordo de US$ 100 milhões entre o Banco do Brasil e a agência financeira italiana Sace, segundo a Embaixada da Itália em Brasília.De acordo com a embaixada, o acordo prevê a facilitação de mecanismos de crédito para o acesso de pequenas e médias empresas brasileiras à compra de maquinário e outros aparelhos tecnológicos italianos. A Sace é especializada na oferta de mecanismos financeiros para facilitar o comércio exterior de outros países com a Itália.
Durante o dia, Prodi se reuniu com empresários italianos na sede da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. Em seguida, o premiê se dirigiu para a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para encontros com o empresariado brasileiro, seguidos por um almoço oferecido pelo presidente da entidade, Paulo Skaf.
Segundo a Fiesp, Prodi anunciou durante o encontro que o governo italiano e o setor privado pretendem investir cerca de US$ 480 milhões na construção de quatro fábricas de biodiesel em quatro anos no Brasil.O premiê italiano também se reuniu com o governador do Estado de São Paulo, José Serra, e na parte da tarde ofereceu uma palestra na Fundação Getúlio Vargas sobre processos de integração regional.
Fechando a agenda, Prodi celebrou a visita com um encontro fechado com a comunidade italiana de São Paulo. Atualmente, 25 milhões de pessoas de origem italiana vivem no Brasil.
A Itália é o 12º maior investidor estrangeiro no país e o comércio bilateral chegou, em 2006, ao recorde de US$ 6,4 bilhões.
BrasíliaAmanhã o premiê continua com sua agenda de encontros de negócios em Brasília. Lá, espera-se que seja fechado um acordo entre a ENI (Ente Nazionale Idrocarburi) e sua similar brasileira, a Petrobras, para iniciar uma colaboração em setores de biocombustíveis e outras tecnologias no setor energético.
A embaixada italiana afirma que a tecnologia da ENI para petróleo pesado (para "filtragem"), exclusiva da empresa, é do interesse da Petrobras, com quem deve ser estabelecido um programa de colaboração bilateral.
Outro acordo que deve ser firmado amanhã se refere à cooperação técnica triangular --para atividades conjuntas dos governos brasileiro e italiano em outros países.
A missão empresarial italiana que acompanha Prodi terá ainda uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que vai apresentar a eles as oportunidades de investimento oferecidas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
LulaCom o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Prodi deverá fechar outro acordo, para a criação de "Mecanismo de Consultas" entre os dois países, informou o Ministério das Relações Exteriores.
“Lula e Prodi deverão reafirmar o compromisso com o estabelecimento de uma associação estratégica e reafirmar a instituição de um Mecanismo de Consultas no mais alto nível político", segundo um comunicado da chancelaria brasileira.
De acordo com a nota, o órgão terá reuniões anuais para avaliar os compromissos estipulados, fixar novas metas na relação bilateral e coordenar posições sobre temas de interesse mútuo na agenda internacional.Na agenda da conversa entram também, segundo a chancelaria brasileira, o acordo de livre-comércio entre a UE (União Européia) e o Mercosul, e negociações multilaterais da Rodada de Doha dentro da OMC (Organização Mundial do Comércio).
ItalianoOs dois governantes também debaterão o processo de extradição do ex-militante de esquerda Cessar Battisti, apesar de o governo brasileiro deixar claro que a decisão está nas mãos da justiça.
A extradição de Battisti, preso no Rio na última semana, foi pedida pela Itália, onde o militante foi condenado à prisão perpétua por participação em quatro homicídios atribuídos ao grupo Proletários Armados pelo Comunismo.A visita de Prodi é a primeira de um primeiro-ministro da Itália na última década ao Brasil e a primeira do líder italiano a um país da América Latina.Com agências internacionais
CHANCELER BRASILEIRO QUER EXPLICAÇÕES DE EMBAIXADOR DA VENEZUELA
DENIZE BACOCCINA
da BBC, de Brasília
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse nesta segunda-feira que vai procurar o embaixador venezuelano em Brasília, Julio Garcia Montoya, para conversar sobre suas declarações a respeito do ministro das Comunicações, Hélio Costa.
"Ele tem todo o direito de defender e esclarecer os conflitos do seu país, mas, se dirigindo aos ministro brasileiros, ele tem que respeitar certos limites na terminologia", afirmou Amorim.
Em nota divulgada na sexta-feira pela Agência Bolivariana de Notícias, o embaixador Montoya afirmou que as declarações do ministro eram "insultuosas e perigosas".
O texto diz ainda que as críticas talvez possam ser atribuídas a um "deslize emocional" de Costa, pressionado pelos jornalistas a explicar seu projeto de uma TV estatal, e afirma que o ministro desconhece os canais estatais venezuelanos.
"Queremos acreditar [em deslize], para não pensar que sua referência ofensiva ao nosso governo e ao nosso Presidente tenha matizes maiores, porque se tiver é óbvio que o governo do Brasil terá que nos dar uma satisfação", diz a nota assinada pelo embaixador venezuelano.
Amorim disse que o embaixador pode ter feito as afirmações de forma "involuntária" e afirmou que não quer alimentar a polêmica. O chanceler disse ainda que também vai procurar o ministro Hélio Costa para conversar sobre o assunto.
ChávezNa quinta-feira, Costa havia dito que "TV estatal é o que Chávez faz", para explicar a jornalistas que a televisão planejada pelo governo brasileiro não é estatal, mas pública.
O ministro divulgou no início do mês um projeto para um canal de TV digital, que custaria R$ 250 milhões e teria alcance nacional.
Inicialmente Costa apresentou o projeto como uma TV pública, mas as afirmações do ministro de que o canal serviria para divulgar as realizações do governo iniciaram um debate sobre as diferenças entre as TVs pública e estatal.
Procurados pela BBC Brasil, nem o ministro nem o embaixador quiseram comentar o assunto nesta segunda-feira.
"Vamos aguardar que o ministro Amorim chame. Até agora não fomos chamados. Para nós é um capítulo fechado", afirmou o porta-voz da embaixada em Brasília.
Costa também informou, por meio da assessoria de imprensa do ministério, que não tem "nada a declarar" e que "considera o assunto encerrado".Leia mais
· Irritado, Hélio Costa diz que governo quer criar TV pública e não estatal
· Venezuela rejeita declarações de ministro brasileiro sobre TV estatal
Burocracia deixa 330 mil sem receber Bolsa Família
- Cerca de 330 mil famílias supostamente aptas a receber os benefícios do Bolsa Família são prejudicadas pela burocracia, informa Marta Salomon. A diferença aparece na comparação entre o número de famílias pobres nos Estados e a folha de pagamentos de fevereiro do programa. Além do DF, 12 Estados têm mais pobres que famílias que recebem a bolsa de R$ 15 a R$ 95 por mês.
- Em conversa no Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o convite para que o senador Alfredo Nascimento (PR-AM), 54, retorne ao Ministério dos Transportes. O convite a Nascimento ocorreu apesar do surgimento de acusações de irregularidades na sua campanha eleitoral ao Senado, como uso de um falso CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e pagamento irregular de gasolina.
- O presidente interino do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse ontem que "são impraticáveis" os cortes no orçamento do Judiciário anunciados pelo governo na semana passada, de R$ 744 milhões, e afirmou que irá propor à área econômica a redução desse valor.
- Um equipamento de auxílio aos pousos dos aviões que estava desativado no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), só voltou a funcionar ontem à tarde, praticamente um mês após ter sido danificado e no terceiro dia consecutivo em que a sua ausência agravou atrasos em vôos internacionais e nacionais. A liberação do aparelho foi dada às 14h30 pela FAB (Força Aérea Brasileira), em meio a uma troca de farpas da instituição com a Infraero (empresa que administra os aeroportos), ambas ligadas ao governo federal, sobre a responsabilidade pela demora do conserto

- Governo de Serra tem aprovação de 39%
- A gestão de José Serra no governo de São Paulo é aprovada por 39% dos paulistas, revela pesquisa Datafolha sobre os três primeiros meses do tucano à frente do Palácio dos Bandeirantes. Esse é o percentual dos que consideram o atual governo, iniciado em 1º de janeiro, ótimo ou bom. Ainda que a capital se mostre mais crítica a Serra, a única grave crise enfrentada pelo Estado neste ano -o acidente nas obras da linha 4 do metrô paulistano- parece não ter causado grandes estragos na média final do tucano.
- Com a reforma ministerial na reta final, os partidos da base de sustentação do governo já mapeiam os cargos estratégicos que querem ocupar no segundo escalão. Na área econômica, o apetite do PT e do PMDB está focado em vagas no Banco do Brasil, na Casa da Moeda e na Caixa Econômica Federal. O movimento é visto por integrantes do próprio governo como um retrocesso que ameaça o perfil técnico imposto após os escândalos de corrupção do primeiro mandato de Lula. O desenho final da cúpula dessas instituições, no entanto, dependerá de negociação das lideranças partidárias com os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), que deverá começar nos próximos dias. Segundo o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), encarregado pelo PMDB de acertar as indicações do partido, os três ministros já teriam pronto um levantamento completo da participação de cada partido.
- A Coordenação Regional da Funasa no Maranhão pagou R$ 4,5 milhões em 2006 à Coopersat, cooperativa de táxi de São Luís, para o transporte de índios que fazem tratamento médico fora das aldeias e das equipes multidisciplinares de saúde indígena. Em 2005, a Funasa-MA havia pago à mesma cooperativa R$ 1,82 milhão. O valor gasto com táxi no Maranhão em 2006 foi maior que o orçamento total - e não só para transportes - da Funasa em 12 Estados, entre eles São Paulo (R$ 3,83 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 3,99 milhões) e Paraná (R$ 3,01 milhões). O orçamento 2006 total da Funasa do Maranhão, onde vivem 28 mil índios, é de R$ 11,68 milhões.
IRÃ ADVERTE QUE BRITÂNICOS DETIDOS RESPONDERÃO POR VIOLAÇÃO
da Folha Online
Em meio à crescente tensão com o Reino Unido, o Irã afirmou nesta segunda-feira que os 15 marinheiros britânicos detidos desde a última sexta-feira (16) deverão "responder pela violação" das águas iranianas, segundo um diplomata persa. O Reino Unido manteve a pressão pela libertação de seus cidadãos hoje, mas sem resultados.
O Irã acusa os 15 marinheiros de terem violado propositalmente as águas iranianas, em uma "clara agressão" ao país. O Reino Unido nega dizendo que os marinheiros realizavam uma inspeção de rotina em águas do Iraque na região do canal de Shatt al Arab, localizado na fronteira sul entre Irã e Iraque.
Os britânicos foram transferidos para Teerã e interrogados, onde teriam supostamente "confessado" a invasão como um ato ilegal, segundo a agência de notícias semi-estatal do Irã, Fars.
A ministra britânica das Relações Exteriores, Margaret Beckett, exigiu novamente hoje que Teerã autorize militares de seu país a se encontrarem com os detidos, enquanto o embaixador do Irã em Londres, Rasul Movahedian, foi convocado pela terceira vez para dar explicações ao governo. Neste domingo, o Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que poderá conceder acesso britânico aos 15 marinheiros detidos pelo governo de Teerã quando a investigação estiver concluída.
"O destino dos britânicos que violaram as águas iranianas segue seu curso legal e eles devem responder pela violação", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Mehdi Mostafavi, citado pela TV pública do país. O jornal britânico "The Guardian" divulgou o temor de que os marinheiros sejam julgados por espionagem no país persa.
Em Teerã
O embaixador britânico em Teerã se reuniu novamente nesta segunda-feira com altos funcionários do ministério iraniano das Relações Exteriores, que afirmaram que os 15 marinheiros estavam "bem", segundo um porta-voz da chancelaria britânica.
Durante a reunião, solicitada pelo Reino Unido, o embaixador Geoffrey Adams "insistiu em saber onde se encontram detidos" os marinheiros, disse o porta-voz. "O ministério iraniano das Relações Exteriores nos assegurou que o grupo está bem e se encontra no Irã", acrescentou.
"Os marinheiros britânicos estão sendo interrogados atualmente e vamos determinar se entraram voluntariamente ou por erro nas águas iranianas. Quando isso ficar claro, tomaremos uma decisão" a respeito, afirmou Mostafavi.IraqueEm Bagdá, o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshiyar Zebari, que se manifestou sobre o caso pela primeira vez, afirmou nesta segunda-feira que os marinheiros foram capturados em águas iraquianas, confirmando a declaração do Reino Unido.
Ontem, o ministro pediu que o Irã liberte os 15 marinheiros em um telefonema feito a seu colega iraniano, Manouchehr Mottaki. "O ministro pediu que os detidos sejam liberados, e que o Irã lide de maneira inteligente com o caso", diz um comunicado iraquiano a respeito do incidente.Segundo o Irã, no entanto, os britânicos "confessaram ter entrado ilegalmente em águas iranianas e reconheceram seu erro".
Também hoje, o Irã negou especulações de que planeja trocar os 15 marinheiros britânicos detidos por prisioneiros iranianos no Iraque.Forças americanas no Iraque detiveram recentemente cinco iranianos em um escritório em Irbil, a capital da região autônoma do Curdistão, no Iraque. Os iranianos são acusados de fornecer armas e dinheiro a insurgentes que atuam no país.
Tony Blair
O premiê britânico, Tony Blair, qualificou o incidente de "injustificado e equivocado", e reiterou que os militares estavam em águas territoriais iraquianas quando foram detidos.
Ao falar neste domingo durante um encontro de líderes europeus em Berlim, Blair negou que os marinheiros tenham entrado ilegalmente em águas iranianas. "Isso simplesmente não é verdade", disse.
"Quero resolver essa situação pela via diplomática o mais rápido possível", disse Blair. Ele afirmou ainda que espera que os iranianos "entendam o quanto essa crise é fundamental para o governo do Reino Unido".O Reino Unido e o Irã viveram um incidente similar em 2004, quando o regime de Teerã manteve detidos durante três dias oito militares britânicos acusados de entrarem de forma ilegal em águas territoriais do Irã no golfo Pérsico. Na época, o Reino Unido negou a invasão.Além da crise diplomática, o caso também fez crescer as tensões em torno do programa nuclear iraniano. O Conselho de Segurança da ONU aprovou mais sanções contra o Irã no sábado (24). Reino Unido e EUA também acusam o país de fomentar a violência no Iraque.
Com agências internacionais
Leia mais
· Iraque pede que Irã liberte 15 marinheiros capturados
· Reino Unido exige explicação do Irã por captura de 15 marinheiros
· ONU aprova por unanimidade novas sanções ao Irã
· Ação suicida fere vice-premiê e mata ao menos quatro no Iraque
· ONU espera votar sanções contra Irã neste sábado
PORTUGUESES ESCOLHEM SALAZAR COMO FIGURA DE MAIOR DESTAQUE NO PAÍS
da Ansa, em Lisboa
Antonio de Oliveira Salazar, fundador do fascismo corporativista que governou Portugal durante 48 anos do século passado, foi escolhido pelos telespectadores da estatal Rádio Televisão Portuguesa (RTP) nesta madrugada como a figura de maior destaque da história portuguesa.
A história de Portugal foi contada na pesquisa a partir de 1139, quando Don Afonso Henriques fundou o país.
Salazar venceu a pesquisa depois que obteve 41% dos votos, seguido pelo desaparecido líder comunista Álvaro Cunhal, com 19% dos votos.
Entre os dez finalistas do programa que começou na noite de domingo e terminou na madrugada desta segunda-feira estão também o navegador Vasco da Gama, os reis João 2º e Afonso Henriques, os escritores Luis Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Marques de Pombal (Sebastião José Carvalho de Melo).
Salazar (1889-1970) governou Portugal entre 1932 e 1968, ano em que sofreu um derrame cerebral e entregou o poder a seu protegido, Marcello Caetano, derrubado pelos capitães da "Revolução dos Cravos" no dia 25 de abril de 1974.Apesar de ser então um professor da Universidade de Coimbra convidado como ministro pela ditadura militar imposta em 1926, Salazar foi considerado sempre um "homem forte" do regime.
Isso permitiu que ele criasse, em 1930, a União Nacional, inspirada nas idéias do italiano "Il Duce" Benito Mussolini. Em 1932, ele assumiu o poder absoluto da nação, e depois criou uma nova Constituição, fundou a Polícia Internacional e de Defesa do Estado (Pide) e proibiu a oposição e fundou "O Estado Novo" corporativista.

MAIS DA FOLHA
27/03/2007
00h10 O problema é federal
26/03/2007
20h33 Termina greve de professores de Alagoas
20h31 Lula convida Nascimento a assumir Ministério dos Transportes
19h57 Chinaglia admite votar reajuste salarial nesta semana se houver consenso
19h56 Zeca do PT consegue liminar para receber pensão vitalícia de R$ 22,1 mil
19h42 Chinaglia admite que apagão aéreo prejudicou trabalhos da Câmara
19h07 Líder do PR diz que Ministério dos Transportes ficará na cota de Lula
18h23 PC do B descarta perder Ministério dos Esportes para assumir Defesa
18h20 Chanceler brasileiro quer explicações de embaixador da Venezuela
18h16 Oposição se articula para instalar CPI do Apagão Aéreo no Senado
17h54 Conselho deve reabrir processos contra mensaleiros e sanguessuga
17h23 Apagão aéreo esvazia Câmara e Chinaglia cancela sessão
17h10 Lei permite que legendas retirem "partido" do nome; Democratas é o primeiro
16h01 PF ouvirá Vedoin na quinta-feira sobre máfia dos sanguessugas
15h56 Demora na composição de comissões atrasa votação de projetos em São Paulo
15h22 Para forçar CPI, oposição procura incoerência em discursos de governistas
15h00 Frente Parlamentar lança amanhã plataforma para a reforma política
14h07 Ex-deputado federal morre durante incêndio em Fortaleza
INTERNACIONAIS DA FOLHA
27/03/2007
05h51 Presidente palestino e premiê israelense acertam reuniões quinzenais, afirma EUA
26/03/2007
23h54 Avião da Força Aérea do Chile desaparece com dois tripulantes
23h34 Egito encerra plebiscito sobre emendas após baixa participação
22h57 ONU divulga plano para combater o tráfico de seres humanos
20h55 Em São Paulo, premiê da Itália fecha acordo de US$ 100 milhões
19h05 Irã adverte que britânicos detidos responderão por violação
18h30 Rebeldes no Sri Lanka matam militares com ataque inédito
18h20 Chanceler brasileiro quer explicações de embaixador da Venezuela
18h19 Bush nega incentivos para montadoras investirem em biocombustíveis
18h05 Pentágono acusa nove militares dos EUA em morte por "fogo amigo"
17h30 Demora na extradição de Fujimori preocupa Peru
17h29 Sean Penn compara Iraque a "inferno de Dante"
17h07 Portugueses escolhem ditador como figura de maior destaque no país
16h41 Família em NY tenta viver um ano sem papel higiênico
16h33 EUA negociam frente anti-Al Qaeda com insurgentes no Iraque
16h06 Mulher palestina é detida com três crocodilos na cintura
15h54 Rússia e China pedem a Irã que obedeça a resolução da ONU
15h14 Colômbia quer processar "LA Times" por acusação contra general
14h50 Documentos reforçam estimativa de 650 mil mortos no Iraque
O ESTADO DE SÃO PAULO
DILMA ASSUME O BOLSA-FAMÍLIA E VAI CONTROLAR AS PRESENÇAS
Vai ficar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a função de coordenar a integração dos programas sociais voltados para juventude e o Bolsa-Família - uma das principais metas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu segundo mandato. Ao mesmo tempo, o governo vai mudar o censo escolar e o sistema de levantamento de freqüência escolar para tentar garantir a obtenção de dados de 100% das crianças vinculadas ao Bolsa-Família.
**********************************************************************************************
Câmara consegue aprovar a 1ª medida provisória do PAC
Ainda faltam oito medidas do programa, que depois devem seguir para o Senado
Denise Madueño
BRASÍLIA - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira à noite a Medida Provisória 346, a primeira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A MP destina créditos extraordinários de R$ 452,183 milhões para três ministérios, para a Advocacia Geral da União (AGU) e para o término do processo de liquidação e extinção da Rede Ferroviária Federal.
O fim desse processo está previsto na MP 353, que também faz parte do PAC e aguarda votação. A MP 346 foi a única votada pela Câmara nesta segunda. Agora, será apreciada pelo Senado. Ainda há 11 medidas provisórias trancando a pauta de votações e, pela regra, nenhuma proposição pode ser apreciada enquanto não forem votadas. Desse total, nove são do PAC.
Por duas semanas, a oposição obstruiu as votações na Casa com o objetivo de forçar o governo a aceitar a instalação da CPI da crise no setor aéreo. Como o governo saiu vitorioso e o pedido de CPI foi arquivado, o PFL decidiu focar a obstrução no PAC.
Sobre a CPI do Apagão Aéreo, falta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode obrigar sua instalação. O STF pediu informações à Câmara e Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Casa, afirmou que enviará os dados nesta terça-feira.
O PAC - anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 22 de janeiro deste ano - prevê investimentos de R$ 503,9 bilhões até 2010 em infra-estrutura: estradas, portos, aeroportos, energia, habitação e saneamento. O objetivo é destravar a economia e garantir a meta de crescimento de 5%. O programa depende do Congresso para sair do papel.
Cumbica ficou um mês com sistema de pouso quebrado
- O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ficou um mês sem um dos equipamentos que auxiliam os aviões a aterrissar sob neblina. Danificado por um raio em 25 de fevereiro, só ontem à tarde o ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumento) voltou a funcionar. Também ontem, pelo terceiro dia consecutivo, o aeroporto teve atraso de vôos por causa de nevoeiro. De acordo com relatório da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o ILS estava reparado no dia 13 de março, mas a Aeronáutica não dispunha de aviões para aferir o equipamento e homologá-lo. Somente às 15 horas de ontem um avião-laboratório da FAB fez o teste e liberou a pista para todo tipo de operação. Com a crise no sistema aéreo mostrando a cada dia novos ingredientes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ontem o ministro da Defesa, Waldir Pires, para dar explicações. A informação que recebeu foi de que, ontem, o problema foi a queima dos dois ILS instalados na pista 9 direita de Cumbica.
- Depois do presidente dos Estados Unidos, ontem foi a vez de o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, anunciar acordos bilaterais com o Brasil sobre biocombustíveis. Ele disse que o governo da Itália vai investir US$ 480 milhões na construção de quatro usinas de biodiesel no Brasil em quatro anos. Hoje Prodi será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá anunciar a assinatura de um convênio entre a Petrobras e a Ente Nazionale Idrocarburi (ENI), maior grupo energético da Itália, para produzir etanol na África, possivelmente em Angola.
- Vai ficar nas mãos da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a coordenação do Bolsa-Família e dos programas sociais voltados para a juventude. O governo também vai mudar o sistema de acompanhamento de freqüência escolar, tentando garantir dados de 100% das crianças vinculadas ao Bolsa-Família - atualmente, só há informações de 70% delas. Há 20 programas voltados para jovens entre 16 e 24 anos.
- Um ano após a demissão de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, o processo pela quebra do sigilo bancário de Francenildo Costa está parado no STF. Palocci virou deputado federal, lança livro e faz palestras. O caseiro perdeu o emprego e a mulher e vive de bicos.
- Notas e Informações - O presidente do PMDB, Michel Temer, parece ter cunhado a expressão 'coalizão administrativa', que retrata um atraso institucional sem nenhum indício de se atenuar
- Um funcionário de carreira da Petrobras é uma das pessoas beneficiadas por informação privilegiada da venda do Grupo Ipiranga para o consórcio Petrobras/Ultra/Braskem. O gerente-executivo na BR Distribuidora responsável pelo segmento de distribuição de querosene de aviação teria ganho em torno de R$ 900 mil vendendo no dia 19 de março, após a confirmação do negócio, ações que havia comprado nos dias 13 e 14 de março. A investigação corre em segredo de Justiça. O executivo é um dos 26 investigados pela Comissão de Valores Mobiliários.
- A Câmara de São Paulo instala hoje uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar estabelecimentos que promovem jogos eletrônicos com apostas em dinheiro, como as máquinas caça-níqueis. O pedido de CPI foi assinado por todos os líderes partidários, após o Estado revelar que é possível montar uma máquina por R$ 1.500.
**********************************************************************************************
- Receita mantém 1 milhão de contribuintes na malha fina
- A pouco mais de um mês do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 1,1 milhão de contribuintes ainda não acertaram antigas contas com a Receita Federal. A malha fina do fisco retém 526,23 mil declarações do imposto do ano passado, 396,1 mil referentes a 2005 e 173,4 mil de 2004. É a primeira vez que a Receita divulga um balanço completo das declarações retidas nos últimos cinco anos.
- O Senado tenta retomar, esta semana, a votação do projeto de emenda constitucional limitando os gastos de Estados e municípios com pagamento de precatórios, que já ultrapassam R$ 62 bilhões. Para a OAB, a proposta de teto anual representaria um confisco. Um estudo mostra, por exemplo, que a Prefeitura de São Paulo levaria 45 anos para pagar os atuais credores de precatórios com a nova regra.
- Além de determinar que a Infraero investigue as causas dos problemas no equipamento de auxílio de pousos de avião, que levaram ao fechamento do Aeroporto Internacional de Cumbica durante horas neste fim de semana, o ministro da Defesa, Waldir Pires, quer punições, de advertência à demissão "exemplar", para os responsáveis pelas falhas no sistema.

MAIS DO ESTADO DE SP
07h08 - Blair ameaça com ´nova fase´ para libertar militares britânicos07h04 - Cumbica opera normalmente na manhã desta terça-feira06h57 - Quatro policiais morrem em atentado suicida no Afeganistão06h50 - Tiroteio deixa quatro traficantes mortos na zona norte do Rio06h31 - Duas mulheres são presas por esconderem drogas em SP06h21 - Canadá: Liberais vão formar governo da província do Quebec06h04 - Ataques matam quatro iraquianos e polícia teme gases tóxicos05h59 - Olmert e Abbas vão se reunir quinzenalmente, diz Rice05h53 - Polícia indonésia detém oito membros do Jemaah Islamiya05h36 - Em Honduras, população exige melhores condições de vida04h22 - Bandido morre durante roubo de caça-níqueis em SP04h05 - Panamá diz que leva a sério qualquer ameaça ao Canal03h46 - Terrorista preso em Guantánamo pode ir para a Austrália03h29 - Sete soldados cingaleses morrem em ataque suicida Tâmil03h22 - Ofensiva contra guerrilha birmanesa deixa mil refugiados03h05 - Novo estudo prevê grandes mudanças climáticas em 210002h49 - Para Japão, conversas com Coréia do Norte serão retomadas02h32 - França: Sarkozy quer ruptura com política dos últimos 20 anos01h54 - Bachelet substitui quatro ministros e cria dois ministérios01h40 - Projeção dá vitória a Partido Liberal nas eleições canadenses01h36 - Morales quer ver camponeses bolivianos falando três línguas01h00 - Confronto com traficantes na fronteira mata policiais chineses00h46 - ONU lança campanha contra o tráfico humano00h26 - Australiano preso em Guantánamo se declara culpado
26 / 03 / 200722h59 - Romário revela que Kia quase o levou para o Corinthians22h52 - Adiada reunião sobre retomada da construção de Angra 322h02 - Israelense elimina Kuznetsova no Masters de Miami21h42 - Salazar é o maior português de todos os tempos, diz pesquisa21h41 - Medicamentos poderão ter redução de 11% nos preços21h37 - Emocionado, Prodi elogia comunidade italiana no Brasil21h34 - CBT convoca equipe para a Fed Cup, a ´Davis feminina´21h23 - MST invade sede da Chesf em Alagoas21h17 - PT está de olho nos cargos do segundo escalão21h13 - Chinaglia diz que reajuste pode ser votado esta semana21h07 - Câmara de Vereadores de SP aprova CPI dos Caça-Níqueis21h06 - Lula convida Nascimento para Transportes, mas separa Portos21h02 - Câmara consegue aprovar a 1ª medida provisória do PAC20h50 - EUA esperam que Colômbia esclareça denúncia sobre general20h24 - Equipamento ficou um mês sem funcionar em Cumbica20h17 - Padre se recusa a celebrar casamento de casal de deficientes20h10 - Santos e São Paulo perdem mando de campo por briga20h09 - Casa Civil coordenará integração de programas sociais20h07 - Rússia e China pedem que Irã cumpra resolução da ONU20h00 - Polícia conclui que viúva mandou matar milionário da Mega20h00 - Ex-deputado federal morre em incêndio em Fortaleza19h57 - Receita já recebeu 4,85 milhões de declarações de IR19h54 - 300 chega aos cinemas brasileiros nesta semana19h52 - Motoboys terão de usar placas reflexivas em motocicletas19h47 - 300, a História por trás do filme e dos quadrinhos19h43 - Com oferta para renovar, Júnior deve deixar o São Paulo19h38 - ´Bombeiro´, Joel tenta evitar nova crise no Fluminense19h36 - Clássico na Vila terá tribunal para torcedores brigões19h36 - Leonardo Moura ainda reclama da expulsão no clássico19h35 - Cargill recorre à Justiça para reabrir porto no Pará19h33 - Milésimo gol de Romário é assunto proibido no Botafogo19h32 - Polícia Federal desbarata quadrilha internacional de tráfico19h29 - Presidente da Infraero vai depor sobre a crise aérea19h27 - UNE quer promover ato pela moralização do futebol no Rio19h22 - Chinaglia deve enviar na terça informações ao STF sobre CPI19h21 - Moradores de favelas intermedeiam cessar-fogo com PM19h13 - Após acidente de carro, Richarlyson deve voltar no São Paulo19h12 - Lula quer fazer cobrança dura a Bush sobre Rodada Doha19h11 - Comerciante que mantinha refém se entrega em Mogi19h08 - Presidente israelense será interrogado por novo escândalo19h08 - Jogadores do América brigam durante o treinamento19h07 - PM considera positiva operação antibriga de torcidas19h04 - Controlador libertado volta ao aeroporto com advogado19h02 - Peça adapta para universo infantil Dom Quixote de Cervantes18h59 - Professores de Alagoas encerram greve de 70 dias18h54 - Sem quórum, Câmara cancela votações mais uma vez18h53 - Câmara arquiva redução salarial do prefeito de Curitiba18h51 - Guarda Ambiental conterá ocupações irregulares em SP18h50 - Em recuperação, Roger e Arce continuam fora no Corinthians18h47 - Líder do PT quer votação de reajuste salarial nesta semana18h47 - Manifestação popular pode adiar Colo Colo x Caracas18h46 - Bovespa se recupera na esteira de NY e fecha em leve alta18h39 - Turista espacial conta como é o treino para ir à ISS18h38 - Governo poderá suspender 30 mil benefícios do Bolsa Família18h37 - Câmara pode reabrir processo de cassação de três deputados18h35 - Ponte Preta mantém esperança de classificação às semis18h33 - Justiça garante pagamento de pensão a Zeca do PT18h32 - Cabeleireira nega uso de formol em dona-de-casa que morreu
GAZETA MERCANTIL
- Os bancos médios encostam nos grandes
- Depois de sofrerem para se recuperar de um ano difícil logo após a quebra do Banco Santos, em 2005,os bancos médios brasileiros tiveram em 2006 um ano excelente. A rentabilidade sobre o patrimônio, de 19,6% ao ano, em média, está apenas um ponto abaixo da média dos dez maiores; a carteira de crédito cresceu 39,2%; e a inadimplência ficou em 2,2%. Nos depósitos a prazo, o crescimento foi de 29,5% no ano passado, enquanto nos grandes o índice ficou em 12,2%, segundo estudo da Austin Rating feito a pedido deste jornal.
"A abertura de capital na Bovespa é a quarta etapa da onda de consolidação dos bancos médios", diz Milto Bardini, presidente da ABBC, a entidade que reúne essas instituições. Para ele, o próximo passo é partir para aquisições.
Esses bancos, que sofreram saques de investidores receosos em relação a um efeito dominó provocado pelo Banco Santos, liquidado em 2004, fizeram do crédito consignado para aposentados do INSS sua tábua de salvação. O negócio se mostrou atraente e foi fácil ceder parte das carteiras a bancos maiores. O aumento da demanda de empresas médias por empréstimos, outro foco de atuação dessas instituições, também ajudou. Por fim, a grande liquidez internacional permitiu o acesso recursos no exterior. "Agora eles precisam ganhar musculatura para ser mais competitivos", diz Eriveldo Rodrigues, presidente da Austin.
- O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) foi confirmado ontem para o Ministério dos Transportes. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro ao parlamentar e a seu partido que criará a Secretaria de Portos, com a qual vai contemplar o aliado PSB.
- O senador Aloizio Mercadante afirmou, em evento da Casa Brasil, a direção do BC pode ter uma meta inflacionária "oculta", diferente daquela do CMN.
- A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu ontem, por dois votos a um, manter a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que obrigou a Companhia Vale do Rio Doce a vender a Ferteco ou abrir mão do direito de preferência de compra do excedente da produção de minério de ferro da mina Casa de Pedra, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Em nota, a Vale informou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça.
O analista da Link Corretora, Adriano Blanaru, avalia, sem fazer cálculos, que o impacto econômico para a Vale é baixo. "A Vale pagaria o preço pelo minério e o revenderia sem tanto ganho por isso". Para ele, é bem mais positivo para a CSN do que negativo para a Vale. E explicou que para a siderúrgica a liberação da obrigatoriedade de preferência de fornecimento para a mineradora possibilita negociar diretamente com os consumidores e atuar no mercado.
- Os investimentos na produção de álcool financiados pelo BNDES somam R$ 6,5 bilhões. Outros R$ 604 milhões são destinados ao biodiesel. Ontem, o Grupo São Martinho anunciou parceria com a japonesa Mitsubishi Corp. para a exportação de álcool por período de 30 anos.
Tamanha expansão da produção de biocombustíveis recomenda política própria, sugere o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Ele defende a criação de uma secretaria específica para tratar de fontes alternativas de energia, mirando principalmente as exportações de etanol para os Estados Unidos. "Não podemos perder esta oportunidade".
- Augusto Nunes - Tarso Genro, na Justiça, deveria ouvir a voz da sensatez sobre segurança.
- Luiz Guilherme Piva - Os partidos políticos do Brasil não nos dizem nada a respeito do futuro.
- A taxa média das operações de crédito em fevereiro foi de 39,7% ao ano, a menor desde junho de 2000. Em relação ao mês anterior, foi registrada queda de 0,2 ponto percentual. Na comparação com fevereiro do ano passado, a baixa foi de 6,5 pontos percentuais. Os dados constam do relatório divulgado ontem pelo Banco Central (BC). O estoque total das operações de crédito atingiu R$ 747,4 bilhões no mês passado, alta de 21,4% em um ano.
- O procurador do Ministério Público Federal de Pernambuco, Sady D'Assumpção Torres Filho, reúne-se hoje no Rio com o presidente da CVM, Marcelo Trindade, para avaliar o curso das investigações sobre vazamento de informação no caso do grupo Ipiranga.
- A nova metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto animou analistas a reverem suas projeções para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB. Relatório de Mercado do Banco Central mostra que essa razão deverá cair, ao final deste ano, para 48,52%.
- A elevação em até 3,02% dos preços dos medicamentos, a partir de 31 de março, não deve trazer impacto ao mercado ou ao consumidor. Segundo a Febrafarma, o reajuste está abaixo da inflação do ano passado, quando o IPCA apresentou alta de 3,14%. Para a Abrafarma, o aumento poderá até ser diluído nas ações promocionais das indústrias.
- Empresas médias vão às compras em outros países
- Agora é a vez das empresas brasileiras de menor porte seguirem as grandes e começaram a mostrar maior interesse em fusões e aquisições no exterior. Ainda não há estatísticas, mas só no escritório de advocacia Thompson & Knight LLP, diz o sócio Marcello Hallake, há ao menos seis casos desses em andamento. Não as gigantes, mas as de porte médio para grande começam a olhar com interesse o mercado internacional. "Primeiro exportavam muito. Agora querem comprar outras no exterior", afirma.
CORREIO BRAZILIENSE
- Mais armas e drogas nas escolas do DF
- Nos três primeiros meses de 2007, apreensões de armas já superam todas as ocorrências do ano passado. O consumo de tóxicos é o maior em cinco anos. Polícia mapeia 40 unidades educacionais com alto risco de casos de violência.
- Aprovada na surdina pela Câmara, sem ser apreciada em plenário, proposta amplia privilégios fiscais ao mudar os regimes tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportações já instaladas ou a serem criadas em regiões portuárias e de fronteiras. Projeto precisa ser apreciado pelo Senado, onde já causa polêmica.
- Quatro anos após ser criado, programa deixará de lado seu principal pilar, o pagamento às empresas que contratam jovens. Foco será a qualificação.

R$ 12,8 mil mensais de salário, R$ 50,8 mil de verba de gabinete, R$ 15 mil de verba indenizatória, R$ 3 mil de auxílio-moradia, R$ 4,2 mil para despesas com telefone e correspondências, de R$ 6 mil a R$ 16,5 mil de passagens aéreas, mais décimo-terceiro, décimo-quarto, décimo-quinto... E ELES AINDA ACHAM POUCO
- A lista de privilégios e mordomias é tão escandalosa e extensa - diante de um país com as escolas públicas, hospitais e a segurança quase falidos - , que o natural seria os deputados federais se reunirem para cortar parte das benesses que acumulam. Mas é justamente o contrário o que deve ocorrer hoje. Está tudo combinado, inclusive com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), pra que eles se concedam mais um mimo: aumentem o próprio salário de R$ 12,8 mil para R$ 16,2 mil - uma elevação equivalente à inflação acumulada dos últimos quatro anos. Ansioso para garantir o reajuste, o líder do PT, Luiz Sérgio (RJ), não esconde a pressa. "Temos que votar logo para fechar de vez a fábrica de besteirol", diz, referindo-se à possível repercussão negativa que o aumento possa ter nos meios de comunicação e na opinião pública.
- O terceiro dia seguido de transtornos em aeroportos, com 15,4% dos vôos fora do horário, provocou nova crise no governo. Enquanto a Infraero e o ministro da Defesa, Waldir Pires, procuram responsáveis, o presidente Lula convocou nova reunião de emergência.
- Trezentos medicamentos de uso contínuo devem ficar mais baratos com a isenção de PIS/Cofins concedida a 72 substâncias utilizadas pela indústria farmacêutica. Medida pode beneficiar pacientes que fazem tratamento para câncer de rim e osteoporose.

MAIS DO CORREIO
26/03/2007 Política19h53 - PC do B descarta perder Ministério dos Esportes para assumir Defesa
Política18h14 - Oposição trabalha para instalar CPI do Apagão Aéreo no Senado
Política18h12 - Lei permite que legendas retirem "partido" do nome
Política14h21 - Partidos recebem nesta semana terceiro repasse do fundo partidário
Política14h19 - Bornhausen acusa governo de operar novo mensalão
Política13h59 - PFL muda de nome e elege Maia presidente na quarta
Política12h57 - Lula deve finalizar reforma ministerial nesta semana
Política11h58 - Chinaglia descarta apressar resposta ao STF sobre CPI do Apagão Aéreo
Política07h26 - Frase de Hélio Costa abre crise com a Venezuela
Política06h44 - Projeto cria 17 paraísos fiscais
INTERNACIONAIS DO CORREIO
26/03/2007 Mundo22h23 - Australiano se declara culpado de terrorismo em Corte Marcial de Guantánamo
Mundo22h23 - Rebelião em presídio na Guatemala deixa três mortos e sete feridos
Mundo21h39 - Em doses moderadas, aspirina pode reduzir mortalidade feminina
Mundo21h19 - Estudo prevê mudanças dramáticas no clima para 2100
Mundo20h53 - Marinheiros britânicos estão sendo interrogados em Teerã, diz BBC
Mundo20h24 - Senado dos EUA debate retirada das tropas do Iraque
Mundo20h07 - Repressão a protesto contra Putin na Rússia preocupa os EUA
Mundo19h27 - Novo México se prepara para lançar o primeiro espaçoporto comercial do mundo
Mundo19h20 - Embaixador iraniano em Londres é convocado pela terceira vez
Mundo18h06 - Argentina e Bolívia vão construir gasoduto de US$ 1,5 bilhão
Mundo18h05 - Furlan nega possibilidade de Brasil assinar tratado de livre comércio com EUA
Mundo18h03 - Situação no Congo está "bem mais calma", diz ministro
Mundo17h48 - Empresários venezuelanos criticam desapropriações anunciadas por Chávez
Mundo17h24 - Rice intensifica ofensiva diplomática no Oriente Medio
Mundo16h45 - China e Rússia defendem saída pacífica para a questão nuclear iraniana
Mundo16h40 - Cientistas descobrem gêmeos "quase idênticos"
Mundo15h09 - Irã diz que Grã-Bretanha deverá responder por violação de território
Mundo14h59 - OMC não busca liberalização total de economias na Rodada de Doha
Mundo14h54 - Ambição de Merkel se choca com Polônia e República Tcheca
Mundo13h13 - Promotoria pede cinco anos de prisão para Berlusconi
Mundo12h26 - Vítima de atentado vai a julgamento com caricatura de Maomé
Mundo08h38 - Irlanda do Norte: partidos fazem acordo sobre divisão do poder
Mundo08h28 - Sarkozy deixa ministério para se dedicar à campanha
Mundo08h16 - Mais de 3 mil protestam contra o aborto no México

VALOR ECONÔMICO
- COMÉRCIO COM ARGENTINA JÁ SERÁ DESDOLARIZADO EM JULHO
- A partir de 1º de julho, os exportadores do Brasil e da Argentina poderão vender seus produtos diretamente em reais ou pesos, sem precisar convertê-los em dólar, nas operações bilaterais. A expectativa de agentes de comércio exterior e de empresas é que esse projeto de desdolarização entre os dois maiores sócios do Mercosul permita uma redução de custos entre 1% e 3% do valor de cada transação, referentes à tarifa sobre operações de câmbio. A medida deve beneficiar, principalmente, as pequenas e médias empresas e também as companhias com unidades nos dois países. Mas não deve ser suficiente para incrementar o volume de comércio entre os dois parceiros.
- Teles celulares entram na disputa pela banda larga
- As operadoras de celular estão em busca de alternativas para ingressar no mercado de banda larga residencial, com o objetivo de competir num segmento que já é o que mais cresce na receita das prestadoras de serviços de telefonia fixa e de TV por assinatura.
A Telemig Celular anunciou que irá modernizar sua infra-estrutura atual para transformá-la numa rede móvel de terceira geração (3G), com grande capacidade para o acesso à internet em alta velocidade. Além do celular convencional equipado com recursos multimídia, a operadora mineira vai oferecer placas que captam o sinal de telefonia móvel e, plugadas ao computador, possibilitam a conexão à internet sem fios. "Isso vai nos permitir entrar num segmento onde hoje não estamos: o de banda larga", disse o presidente da empresa, André Mastrobuono. "Teremos ofertas compatíveis com as das teles fixas".
Na semana passada, o presidente da TIM, Mario Cesar Pereira de Araújo, defendeu que a Anatel realize o quanto antes o leilão de licenças de 3G para que as empresas de celular possam entrar na internet rápida. "É a maneira de as operadoras móveis chegarem à casa dos clientes com uma oferta competitiva de banda larga", destacou. A TIM está interessada também no WiMax, outra tecnologia de acesso à internet sem fio.
O interesse dessas companhias está amparado na forte expansão do mercado nos últimos anos. O Brasil fechou 2006 com 5,7 milhões de conexões de internet em alta velocidade, número que mostra crescimento de 41,3% em relação ao ano anterior, segundo estudo feito pelo IDC em parceria com a Cisco.
Os fatores que, em grande medida, motivaram essa expansão têm tudo para se repetir neste ano. Um deles foi o aumento nas vendas de computadores. O outro foi a queda nas mensalidades do serviço, decorrente da competição entre as teles fixas e as empresas de TV por assinatura - que até agora surfaram sozinhas a onda da banda larga.
- Tribunal de Contas da União defende pregão eletrônico para contratar obras de engenharia e tenta influenciar reforma da Lei de Licitações.
- Brasil e Uruguai mantêm acordo automotivo até junho de 2008.
- Por dois votos a um, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal de Brasília negou recurso da Companhia Vale do Rio Doce para anular a votação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no julgamento d compra de oito mineradoras pela empresa. O TRF concluiu que o Cade agiu corretamente ao computar o voto da presidente do órgão, Elizabeth Farina, para desempatar o julgamento, que impôs condições para a Vale - venda da Ferteco ou perda do direito de preferência na compra do minério de ferro da Casa de Pedra, mina da CSN.
A Vale obteve liminar para não seguir a decisão do Cade e, após a derrota de ontem, terá de segui-la. O advogado Pedro Gordilho, que representou a Vale, disse que cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça. Em nota ao mercado, a Vale diz que "irá analisar a decisão e que medidas pode tomar na defesa de seu direito, através de recursos".
- Delfim Netto: 'erro' no PIB 'potencial' tem graves conseqüências futuras.
- Reginaldo Alexandre: troca de controle na Copesul impõe a necessidade de oferta pública a acionistas.
- Corte de comissões na venda de passagens aéreas e concorrência com operadoras forçam agências de viagem a reestruturação.

ESTADO DE MINAS
- Governo corta imposto para baratear remédio
- A redução de impostos permitirá que cerca de 300 remédios de uso contínuo e tarjados (tarja vermelha ou preta) possam ficar até 11% mais baratos para o consumidor. O governo está incluindo 72 substâncias (princípios ativos e associações) usados na fabricação desses medicamentos na lista de isenção do PIS e da Cofins. Os fabricantes devem encaminhar pedido de reavaliação de preço para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entre os que podem ficar mais baratos estão o Sutent (usado no tratamento de câncer de rim), Exjade (para reduzir a quantidade de ferro no organismo), Baraclude (antiviral para hepatite B), vacina anti-HIV e Bonviva (supressores de reabsorção óssea, para combater a osteoporose). Também há drogas para tratar diabetes, Aids e vacina contra o rotavírus, entre outros.
- Em reunião, hoje, com as autoridades do setor, o presidente Lula vai cobrar explicações sobre os novos problemas nos aeroportos. Ele deve receber da Infraero relatório parcial que isenta a estatal de culpa pelos atrasos do fim de semana e ontem em Guarulhos (SP).
- O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), se reúne hoje com os líderes partidários para discutir o aumento de salário. Ele adiantou que o texto do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 15/07, que reajusta e, 26,49% os vencimentos, terá alterações antes de ir a plenário. Chinaglia não concorda com o uso de um terço da verba indenizatória de R$ 15 mil sem apresentação de notas fiscais.
- Opinião - Justiça precisa ganhar agilidade.
- Partidos - Parlamentares tomam os comandos regionais.
- Tipo de empréstimo que mais cresce no sistema financeiro, o crédito consignado (com desconto em folha) no país atingiu em fevereiro o volume de R$ 50,5 bilhões, contra R$ 49,3 bilhões registrados em janeiro, segundo o Banco Central (BC). A participação da modalidade no total de crédito pessoal subiu de 54,5% para 54,6%. Em dezembro de 2005, era de 44,8%. A taxa média de juro bancário para a pessoa física caiu no mês passado para 51,7% ao ano, menor valor de toda a série histórica medida pelo BC

JORNAL DO COMMERCIO (PE)
- Frota de ônibus terá reforço de segurança
- Governo do Estado anunciou, ontem, estratégia para combater assaltos a ônibus. Serão implantados, até o fim do ano, 300 novos rastreadores e 600 câmeras. A cada 90 dias, 300 coletivos serão equipados. EMTU e SDS vão unificar seus dados para traçar perfil dos criminosos.
- FAB e Infraero trocam farpas enquanto crise segue nos aeroportos.
- Cerca de 300 remédios podem ter preço reduzido.
- Brasil se destaca no tráfico de mulheres.